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NO CORAÇÃO DA CATEQUESE: CRISTO

426. «No coração da catequese, encontramos essencialmente uma Pessoa: Jesus de
Nazaré, Filho único do Pai [...], que sofreu e morreu por nós e que agora,
ressuscitado, vive connosco para sempre [...]. Catequizar [...] é revelar, na Pessoa
de Cristo, todo o desígnio eterno de Deus [...]. É procurar compreender o
significado dos gestos e das palavras de Cristo e dos sinais por Ele realizados» (7).
O fim da catequese é «pôr em comunhão com Jesus Cristo: somente Ele pode levar
ao amor do Pai, no Espírito, e fazer-nos participar na vida da Santíssima Trindade»
(8).
427. «Na catequese, é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus, que é ensinado;
tudo o mais é-o em referência a Ele. E só Cristo ensina. Todo e qualquer outro o faz
apenas na medida em que é seu porta-voz, consentindo em que Cristo ensine pela
sua boca [...]. Todo o catequista deveria poder aplicar a si próprio a misteriosa
palavra de Jesus: "A minha doutrina não é minha, mas d'Aquele que Me enviou"
(Jo 7, 16)» (9).
428. Aquele que é chamado a «ensinar Cristo» deve, portanto, antes de mais
nada, procurar «esse lucro sobreeminente que é o conhecimento de Jesus Cristo».
Tem de «aceitar perder tudo [...] para ganhar Cristo e encontrar-se n'Ele» e
«conhecê-Lo, a Ele, na força da sua ressurreição e na comunhão com os seus
sofrimentos, conformar-se com Ele na morte, na esperança de chegar a ressuscitar
dos mortos» (Fl 3, 8-11).
429. Deste conhecimento amoroso de Cristo brota o desejo de O anunciar, de
«evangelizar» e levar os outros ao «sim» da fé em Jesus Cristo. Mas, ao mesmo
tempo, faz-se sentir a necessidade de conhecer sempre melhor esta fé. Com esse
objectivo, seguindo a ordem do Símbolo da fé, primeiro serão apresentados os
principais títulos de Jesus: Cristo, Filho de Deus, Senhor (Artigo 2). O Símbolo
confessa, em seguida, os principais mistérios da vida de Cristo: da sua
Encarnação (Artigo 3), da sua Páscoa (Artigos 4 e 5) e, por fim, da sua
Glorificação (Artigos 6 e 7).

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