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OS SACRAMENTOS DA FÉ

1122. Cristo enviou os Apóstolos para que, «em seu nome, pregassem a todas as
nações a conversão para o perdão dos pecados» (Lc 24, 47). «Fazei discípulos de
todas as nações, baptizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo» (Mt 28, 19). A missão de baptizar, portanto a missão sacramental, está
implicada na missão de evangelizar; porque o sacramento é preparado
pela Palavra de Deus e pela fé, que é assentimento à dita Palavra:
«O povo de Deus é reunido, antes de mais, pela Palavra de Deus vivo [...]. A
pregação da Palavra é necessária para o próprio ministério dos sacramentos,
enquanto são sacramentos da fé, que nasce e se alimenta da Palavra» (38).
1123. «Os sacramentos estão ordenados à santificação dos homens, à edificação do
corpo de Cristo e, por fim, a prestar culto a Deus; como sinais, têm também a
função de instruir. Não só supõem a fé, mas também a alimentam, fortificam e
exprimem por meio de palavras e coisas, razão pela qual se chamam
sacramentos da fé» (39).
1124. A fé da Igreja é anterior à fé do fiel, que é chamado a aderir a ela. Quando a
Igreja celebra os sacramentos, confessa a fé recebida dos Apóstolos. Daí o adágio
antigo: «Lex orandi, lex credendi – A lei da oração é a lei da fé» (Ou: «Legem
credendi lex statuat supplicandi – A lei da fé é determinada pela lei da oração»,
como diz Próspero de Aquitânia [século V]) (40). A lei da oração é a lei da fé, a
Igreja crê conforme reza. A liturgia é um elemento constitutivo da Tradição santa
e viva (41).
1125. É por isso que nenhum rito sacramental pode ser modificado ou manipulado
ao arbítrio do ministro ou da comunidade. Nem mesmo a autoridade suprema da
Igreja pode mudar a liturgia a seu bel-prazer, mas somente na obediência da fé e
no respeito religioso do mistério da liturgia.
1126. Aliás, uma vez que os sacramentos exprimem e desenvolvem a comunhão da
fé na Igreja, a lex orandi é um dos critérios essenciais do diálogo que procura
restaurar a unidade dos cristãos (42).

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