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PORQUE É QUE O VERBO ENCARNOU?

456. Com o Credo Niceno-Constantinopolitano, respondemos confessando: «Por
nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus; e encarnou pelo Espírito
Santo no seio da Virgem Maria e Se fez homem» (79).
457. O Verbo fez-Se carne para nos salvar, reconciliando-nos com Deus: «Foi Deus
que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos
pecados» (1 Jo 4, 10). «O Pai enviou o Filho como salvador do mundo» (1 Jo 4, 14).
«E Ele veio para tirar os pecados»(1 Jo 3, 5):
«Enferma, a nossa natureza precisava de ser curada; decaída, precisava de ser
elevada; morta, precisava de ser ressuscitada. Tínhamos perdido a posse do bem;
era preciso que nos fosse restituído. Encerrados nas trevas, precisávamos de quem
nos trouxesse a luz; cativos, esperávamos um salvador: prisioneiros, esperávamos
um auxílio; escravos, precisávamos dum libertador. Seriam razões sem
importância? Não seriam suficientes para comover a Deus, a ponto de O fazer
descer até à nossa natureza humana para a visitar, já que a humanidade se
encontrava em estado tão miserável e infeliz?» (80).
458. O Verbo fez-Se carne, para que assim conhecêssemos o amor de Deus: «Assim
se manifestou o amor de Deus para connosco: Deus enviou ao mundo o seu Filho
Unigénito, para que vivamos por Ele» (I Jo 4, 9). «Porque Deus amou tanto o
mundo, que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita
n'Ele não pereça, mas tenha a vida eterna» (Jo 3, 16).
459. O Verbo fez-Se carne, para ser o nosso modelo de santidade: «Tomai sobre
vós o meu jugo e aprendei de Mim [...]» (Mt 11, 29). «Eu sou o caminho, a verdade
e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim» (Jo 14, 6). E o Pai, na montanha da
Transfiguração, ordena: «Escutai-o» (Mc 9, 7) (81). De facto, Ele é o modelo das
bem-aventuranças e a norma da Lei nova: «Amai-vos uns aos outros como Eu vos
amei» (Jo 15, 12). Este amor implica a oferta efectiva de nós mesmos, no seu
seguimento (82).
460. O Verbo fez-Se carne, para nos tornar «participantes da natureza divina» (2
Pe 1, 4): «Pois foi por essa razão que o Verbo Se fez homem, e o Filho de Deus Se
fez Filho do Homem: foi para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e
recebendo assim a adopção divina, se tornasse filho de Deus» (83). «Porque o Filho
de Deus fez-Se homem, para nos fazer deuses» (84). «Unigenitus [...] Dei Filias,
suae divinitatis volens nos esse participes, naturam nostram assumpsit, ut
homines deos faceret factos homo – O Filho Unigénito de Deus, querendo que
fôssemos participantes da sua divindade, assumiu a nossa natureza para que, feito
homem, fizesse os homens deuses» (84).

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