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O JUIZ PARTICULAR

1020. O cristão, que une a sua própria morte à de Jesus, encara a morte como
chegada até junto d'Ele, como entrada na vida eterna. A Igreja, depois de, pela
última vez, ter pronunciado sobre o cristão moribundo as palavras de perdão da
absolvição de Cristo e de, pela última vez, o ter marcado com uma unção
fortificante e lhe ter dado Cristo, no Viático, como alimento para a viagem, falalhe
com estas doces e confiantes palavras:
«Parte deste mundo, alma cristã, em nome de Deus Pai omnipotente, que te criou,
em nome de Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, que por ti sofreu, em nome do
Espírito Santo, que sobre ti desceu; chegues hoje ao lugar da paz e a tua morada
seja no céu, junto de Deus, na companhia da Virgem Maria. Mãe de Deus, de São
José e de todos os Anjos e Santos de Deus [...]. Confio-te ao Criador para que
voltes Àquele que te formou do pó da terra. Venham ao encontro de ti, que estás
a partir desta vida, Santa Maria, os Anjos e todos os Santos [...]. Vejas o teu
Redentor face a face e gozes da contemplação de Deus pelos séculos dos séculos»
(605).
1021. A morte põe termo à vida do homem, enquanto tempo aberto à aceitação
ou à rejeição da graça divina, manifestada em Jesus Cristo (606). O Novo
Testamento fala do juízo, principalmente na perspectiva do encontro final com
Cristo na sua segunda vinda. Mas também afirma, reiteradamente, a retribuição
imediata depois da morte de cada qual, em função das suas obras e da sua fé. A
parábola do pobre Lázaro (607) e a palavra de Cristo crucificado ao bom ladrão
(608), assim como outros textos do Novo Testamento (609), falam dum destino final
da alma (610), o qual pode ser diferente para umas e para outras.
1022. Ao morrer, cada homem recebe na sua alma imortal a retribuição eterna,
num juízo particular que põe a sua vida em referência a Cristo, quer através duma
purificação (611), quer para entrar imediatamente na felicidade do céu (612), quer
para se condenar imediatamente para sempre (613).
«Ao entardecer desta vida, examinar-te-ão no amor» (614).

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