1210. Os sacramentos da nova Lei foram instituídos por Cristo e são em número de
sete, a saber: o Baptismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos
Enfermos, a Ordem e o Matrimónio. Os sete sacramentos tocam todas as etapas e
momentos importantes da vida do cristão: outorgam nascimento e crescimento,
cura e missão à vida de fé dos cristãos. Há aqui uma certa semelhança entre as
etapas da vida natural e as da vida espiritual (1).
1211. Seguindo esta analogia, exporemos primeiro os três sacramentos da
iniciação cristã (capítulo primeiro), depois os sacramentos de cura (capítulo
segundo) e finalmente os que estão ao serviço da comunhão e da missão dos fiéis
(capítulo terceiro). Esta ordem não é, certamente, a única possível, mas permite
ver que os sacramentos formam um organismo, no qual cada sacramento
particular tem o seu lugar vital. Neste organismo, a Eucaristia ocupa um lugar
único, como «sacramento dos sacramentos»: «todos os outros sacramentos estão
ordenados para este, como para o seu fim» (2).
sete, a saber: o Baptismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos
Enfermos, a Ordem e o Matrimónio. Os sete sacramentos tocam todas as etapas e
momentos importantes da vida do cristão: outorgam nascimento e crescimento,
cura e missão à vida de fé dos cristãos. Há aqui uma certa semelhança entre as
etapas da vida natural e as da vida espiritual (1).
1211. Seguindo esta analogia, exporemos primeiro os três sacramentos da
iniciação cristã (capítulo primeiro), depois os sacramentos de cura (capítulo
segundo) e finalmente os que estão ao serviço da comunhão e da missão dos fiéis
(capítulo terceiro). Esta ordem não é, certamente, a única possível, mas permite
ver que os sacramentos formam um organismo, no qual cada sacramento
particular tem o seu lugar vital. Neste organismo, a Eucaristia ocupa um lugar
único, como «sacramento dos sacramentos»: «todos os outros sacramentos estão
ordenados para este, como para o seu fim» (2).
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