1422. «Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da
misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são
reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela
caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão» (3).
I. Como se chama este sacramento?
1423. É chamado sacramento da conversão, porque realiza sacramentalmente o
apelo de Jesus à conversão (4) e o esforço de regressar à casa do Pai (5) da qual o
pecador se afastou pelo pecado.
É chamado sacramento da Penitência, porque consagra uma caminhada pessoal e
eclesial de conversão, de arrependimento e de satisfação por parte do cristão
pecador.
1424. É chamado sacramento da confissão, porque o reconhecimento, a confissão
dos pecados perante o sacerdote é um elemento essencial deste sacramento. Num
sentido profundo, este sacramento é também uma «confissão», reconhecimento e
louvor da santidade de Deus e da sua misericórdia para com o homem pecador.
E chamado sacramento do perdão, porque, pela absolvição sacramental do
sacerdote. Deus concede ao penitente «o perdão e a paz» (6).
E chamado sacramento da Reconciliação, porque dá ao pecador o amor de Deus
que reconcilia: «Deixai-vos reconciliar com Deus» (2 Cor 5, 20). Aquele que vive do
amor misericordioso de Deus está pronto para responder ao apelo do Senhor: «Vai
primeiro reconciliar-te com teu irmão»(Mt 5, 24).
II. Porquê, um sacramento de Reconciliação depois do Baptismo?
1425. «Vós fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados pelo nome do
Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus» (1 Cor 6, 11). Precisamos de
tomar consciência da grandeza do dom de Deus que nos foi concedido nos
sacramentos da iniciação cristã, para nos apercebermos de até que ponto o pecado
é algo de inadmissível para aquele que foi revestido de Cristo (7). Mas o apóstolo
São João diz também: «Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós
mesmos, e a verdade não está em nós» (1 Jo 1, 8). E o próprio Senhor nos ensinou
a rezar: «Perdoai-nos as nossas ofensas» (Lc 11, 4 ), relacionando o perdão mútuo
das nossas ofensas com o perdão que Deus concederá aos nossos pecados.
1426. A conversão a Cristo, o novo nascimento do Baptismo, o dom do Espírito
Santo, o corpo e sangue de Cristo recebidos em alimento, tornaram-nos «santos e
imaculados na sua presença» (Ef1, 4), tal como a própria Igreja, esposa de Cristo, é
«santa e imaculada na sua presença» (Ef 5, 27). No entanto, a vida nova recebida
na iniciação cristã não suprimiu a fragilidade e a fraqueza da natureza humana,
nem a inclinação para o pecado, a que a tradição chama concupiscência, a qual
persiste nos baptizados, a fim de que prestem as suas provas no combate da vida
cristã, ajudados pela graça de Cristo (8). Este combate é o da conversão, em vista
da santidade e da vida eterna, a que o Senhor não se cansa de nos chamar (9).
III. A conversão dos baptizados
1427. Jesus chama à conversão. Tal apelo é parte essencial do anúncio do Reino:
«O tempo chegou ao seu termo, o Reino de Deus está próximo: convertei-vos e
acreditai na boa-nova» (Mc1, 15). Na pregação da Igreja, este apelo dirige-se, em
primeiro lugar, àqueles que ainda não conhecem Cristo e o seu Evangelho. Por
isso, o Baptismo é o momento principal da primeira e fundamental conversão. É
pela fé na boa-nova e pelo Baptismo (10) que se renuncia ao mal e se adquire a
salvação, isto é, a remissão de todos os pecados e o dom da vida nova.
1428. Ora, o apelo de Cristo à conversão continua a fazer-se ouvir na vida dos
cristãos. Estasegunda conversão é uma tarefa ininterrupta para toda a Igreja, que
«contém pecadores no seu seio» e que é, «ao mesmo tempo, santa e necessitada
de purificação, prosseguindo constantemente no seu esforço de penitência e de
renovação» (11). Este esforço de conversão não é somente obra humana. É o
movimento do «coração contrito» (12) atraído e movido pela graça (13) para
responder ao amor misericordioso de Deus, que nos amou primeiro (14).
1429. Testemunho disto mesmo, é a conversão de Pedro, depois de três vezes ter
negado o seu mestre. O olhar infinitamente misericordioso de Jesus provoca-lhe
lágrimas de arrependimento (15) e, depois da ressurreição do Senhor, a tríplice
afirmação do seu amor para com Ele (16). A segunda conversão tem, também, uma
dimensão comunitária. Isto aparece no apelo dirigido pelo Senhor a uma Igreja
inteira: «Arrepende-te!» (Ap 2, 5-16).
Santo Ambrósio diz, a respeito das duas conversões que, na Igreja, «existem a
água e as lágrimas: a água do Baptismo e as lágrimas da Penitência»
IV. A penitência interior
1430. Como já acontecia com os profetas, o apelo de Jesus à conversão e à
penitência não visa primariamente as obras exteriores, «o saco e a cinza», os
jejuns e as mortificações, mas a conversão do coração, a penitência interior: Sem
ela, as obras de penitência são estéreis e enganadoras; pelo contrário, a
conversão interior impele à expressão dessa atitude cm sinais visíveis, gestos e
obras de penitência (18).
1431. A penitência interior é uma reorientação radical de toda a vida, um
regresso, uma conversão a Deus de todo o nosso coração, uma rotura com o
pecado, uma aversão ao mal, com repugnância pelas más acções que cometemos.
Ao mesmo tempo, implica o desejo e o propósito de mudar de vida, com a
esperança da misericórdia divina e a confiança na ajuda da sua graça. Esta
conversão do coração é acompanhada por uma dor e uma tristeza salutares, a que
os Santos Padres chamaram animi cruciatus (aflição do espírito), compunctio
cordis (compunção do coração) (19).
1432. O coração do homem é pesado e endurecido. É necessário que Deus dê ao
homem um coração novo (20). A conversão é, antes de mais, obra da graça de
Deus, a qual faz com que os nossos corações se voltem para Ele: «Convertei-nos,
Senhor, e seremos convertidos» (Lm 5, 21).Deus é quem nos dá a coragem de
começar de novo. É ao descobrir a grandeza do amor de Deus que o nosso coração
é abalado pelo horror e pelo peso do pecado, e começa a ter receio de ofender a
Deus pelo pecado e de estar separado d'Ele. O coração humano converte-se, ao
olhar para Aquele a quem os nossos pecados trespassaram (21).
«Tenhamos os olhos fixos no sangue de Cristo e compreendamos quanto Ele é
precioso para o seu Pai, pois que, derramado para nossa salvação, proporcionou ao
mundo inteiro a graça do arrependimento» (22).
1433. Depois da Páscoa, é o Espírito Santo que «confunde o mundo no tocante ao
pecado», isto é, faz ver ao mundo o pecado de não ter acreditado n'Aquele que o
Pai enviou (23). Mas este mesmo Espírito, que desmascara o pecado, é o
Consolador (24) que dá ao coração do homem a graça do arrependimento e da
conversão (25).
V. As múltiplas formas da penitência na vida cristã
1434. A penitência interior do cristão pode ter expressões muito variadas. A
Escritura e os Padres insistem sobretudo em três formas: o jejum, a oração e a
esmola que exprimem a conversão, em relação a si mesmo, a Deus e aos outros. A
par da purificação radical operada pelo Baptismo ou pelo martírio, citam, como
meios de obter o perdão dos pecados, os esforços realizados para se reconciliar
com o próximo, as lágrimas de penitência, a preocupação com a salvação do
próximo (27), a intercessão dos santos e a prática da caridade «que cobre uma
multidão de pecados» (1 Pe4, 8).
1435. A conversão realiza-se na vida quotidiana por gestos de reconciliação, pelo
cuidado dos pobres, o exercício e a defesa da justiça e do direito (28), pela
confissão das próprias faltas aos irmãos, pela correcção fraterna, a revisão de vida,
o exame de consciência, a direcção espiritual, a aceitação dos sofrimentos, a
coragem de suportar a perseguição por amor da justiça. Tomar a sua cruz todos os
dias e seguir Jesus é o caminho mais seguro da penitência (29).
1436. Eucaristia e Penitência. A conversão e a penitência quotidianas têm a sua
fonte e alimento na Eucaristia: porque na Eucaristia torna-se presente o sacrifício
de Cristo, que nos reconciliou com Deus: pela Eucaristia nutrem-se e fortificam-se
os que vivem a vida de Cristo: «ela é o antídoto que nos livra das faltas
quotidianas e nos preserva dos pecados mortais» (30).
1437. A leitura da Sagrada Escritura, a oração da Liturgia das Horas e do Pai
Nosso, todo o acto sincero de culto ou de piedade reavivam em nós o espírito de
conversão e de penitência e contribuem para o perdão dos nossos pecados.
1438. Os tempos e os dias de penitência no decorrer do Ano Litúrgico (tempo da
Quaresma, cada sexta-feira em memória da morte do Senhor) são momentos fortes
da prática penitencial da Igreja (31). Estes tempos são particularmente
apropriados para os exercícios espirituais, as liturgias penitenciais, as
peregrinações em sinal de penitência, as privações voluntárias como o jejum e a
esmola, a partilha fraterna (obras caritativas e missionárias).
1439 O dinamismo da conversão e da penitência foi maravilhosamente descrito
por Jesus na parábola do «filho pródigo», cujo centro é «o pai misericordioso» (32):
o deslumbramento duma liberdade ilusória e o abandono da casa paterna: a
miséria extrema em que o filho se encontra depois de delapidada a fortuna: a
humilhação profunda de se ver obrigado a guardar porcos e, pior ainda, de desejar
alimentar-se das bolotas que os porcos comiam: a reflexão sobre os bens perdidos:
o arrependimento e a decisão de se declarar culpado diante do pai: o caminho do
regresso: o acolhimento generoso por parte do pai: a alegria do pai: eis alguns dos
aspectos próprios do processo de conversão. O fato novo, o anel e o banquete
festivo são símbolos desta vida nova, pura, digna, cheia de alegria, que é a vida do
homem que volta para Deus e para o seio da família que é a Igreja. Só o coração
de Cristo, que conhece a profundidade do amor do seu Pai, pôde revelar-nos o
abismo da sua misericórdia, de um modo tão cheio de simplicidade e beleza.
VI. O sacramento da Penitência e da Reconciliação
1440. O pecado é, antes de mais, ofensa a Deus, ruptura da comunhão com Ele. Ao
mesmo tempo, é um atentado contra a comunhão com a Igreja. É por isso que a
conversão traz consigo, ao mesmo tempo, o perdão de Deus e a reconciliação com
a Igreja, o que é expresso e realizado liturgicamente pelo sacramento da
Penitência e Reconciliação (33).
SÓ DEUS PERDOA O PECADO
1441. Só Deus perdoa os pecados (34). Jesus, porque é Filho de Deus, diz de Si
próprio: «O Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados» (Mc 2,
10) e exerce este poder divino: «Os teus pecados são-te perdoados!» (Mc 2, 5) (35).
Mais ainda: em virtude da sua autoridade divina, concede este poder aos homens
para que o exerçam em seu nome.
1442. Cristo quis que a sua Igreja fosse, toda ela, na sua oração, na sua vida e na
sua actividade, sinal e instrumento do perdão e da reconciliação que Ele nos
adquiriu pelo preço do seu sangue. Entretanto, confiou o exercício do poder de
absolvição ao ministério apostólico. É este que está encarregado do «ministério da
reconciliação» (2 Cor 5, 18). O apóstolo é enviado «em nome de Cristo» e «é o
próprio Deus» que, através dele, exorta e suplica: «Deixai-vos reconciliar com
Deus» (2 Cor 5, 20).
RECONCILIAÇÃO COM A IGREJA
1443. Durante a sua vida pública. Jesus não somente perdoou os pecados, como
também manifestou o efeito desse perdão: reintegrou os pecadores perdoados na
comunidade do povo de Deus, da qual o pecado os tinha afastado ou mesmo
excluído. Sinal bem claro disso é o facto de Jesus admitir os pecadores à sua mesa,
e mais ainda: de se sentar à mesa deles, gesto que exprime ao mesmo tempo, de
modo desconcertante, o perdão de Deus (37), e o regresso ao seio do povo de Deus
(38).
1444. Ao tornar os Apóstolos participantes do seu próprio poder de perdoar os
pecados, o Senhor dá-lhes também autoridade para reconciliar os pecadores com a
Igreja. Esta dimensão eclesial do seu ministério exprime-se, nomeadamente, na
palavra solene de Cristo a Simão Pedro: «Dar-te-ei as chaves do Reino dos céus;
tudo o que ligares na terra ficará ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra
ficará desligado nos céus» (Mt 16, 19). «Este mesmo encargo de ligar e desligar,
conferido a Pedro, foi também atribuído ao colégio dos Apóstolos unidos à sua
cabeça(Mt 18,18; 28, 16-20)» (39).
1445. As palavras ligar e desligar significam: aquele que vós excluirdes da vossa
comunhão, ficará também excluído da comunhão com Deus; aquele que de novo
receberdes na vossa comunhão, também Deus o acolherá na sua. A reconciliação
com a Igreja é inseparável da reconciliação com Deus.
O SACRAMENTO DO PERDÃO
1446. Cristo instituiu o sacramento da Penitência para todos os membros
pecadores da sua Igreja, antes de mais para aqueles que, depois do Baptismo,
caíram em pecado grave e assim perderam a graça baptismal e feriram a
comunhão eclesial. É a eles que o sacramento da Penitência oferece uma nova
possibilidade de se converterem e de reencontrarem a graça da justificação. Os
Padres da Igreja apresentam este sacramento como «a segunda tábua (de
salvação), depois do naufrágio que é a perda da graça» (40).
1447. No decorrer dos séculos, a forma concreta segundo a qual a Igreja exerceu
este poder recebido do Senhor variou muito. Durante os primeiros séculos, a
reconciliação dos cristãos que tinham cometido pecados particularmente graves
depois do Baptismo (por exemplo: a idolatria, o homicídio ou o adultério) estava
ligada a uma disciplina muito rigorosa, segundo a qual os penitentes tinham de
fazer penitência pública pelos seus pecados, muitas vezes durante longos anos,
antes de receberem a reconciliação. A esta «ordem dos penitentes» (que apenas
dizia respeito a certos pecados graves) só raramente se era admitido e, em certas
regiões, apenas uma vez na vida. Durante século VII, inspirados pela tradição
monástica do Oriente, os missionários irlandeses trouxeram para a Europa
continental a prática «privada» da penitência que não exigia a realização pública e
prolongada de obras de penitência, antes de receber a reconciliação com a Igreja.
O sacramento processa-se, a partir de então, dum modo mais secreto, entre o
penitente e o sacerdote. Esta nova prática previa a possibilidade da repetição e
abria assim o caminho a uma frequência regular deste sacramento. Permitia
integrar, numa só celebração sacramental, o perdão dos pecados graves e dos
pecados veniais. Nas suas grandes linhas, é esta forma de penitência que a Igreja
tem praticado até aos nossos dias.
1448. Através das mudanças que a disciplina e a celebração deste sacramento têm
conhecido no decorrer dos séculos, distingue-se a mesma estrutura fundamental.
Esta inclui dois elementos igualmente essenciais: por um lado, os actos do homem
que se converte sob a acção do Espírito Santo, a saber, a contrição, a confissão e a
satisfação: por outro, a acção de Deus pela intervenção da Igreja. A Igreja que, por
meio do bispo e seus presbíteros, concede, em nome de Jesus Cristo, o perdão dos
pecados e fixa o modo da satisfação, também reza pelo pecador e faz penitência
com ele. Assim, o pecador á curado e restabelecido na comunhão eclesial.
1449. A fórmula de absolvição, em uso na Igreja latina, exprime os elementos
essenciais deste sacramento: o Pai das misericórdias é a fonte de todo o perdão.
Ele realiza a reconciliação dos pecadores pela Páscoa do seu Filho e pelo dom do
seu Espírito, através da oração e do ministério da Igreja:
«Deus, Pai de misericórdia, que, pela morte e ressurreição de seu Filho, reconciliou
o mundo consigo e enviou o Espírito Santo para a remissão dos pecados, te
conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. E Eu te absolvo dos teus
pecados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo» (41).
VII. Os actos do penitente
1450. «Poenitentia cogit peccatorem omnia libenter sufferre; in corde eius
contritio, in ore confessio, in opere tota humilitas vel fructifera satisfactio – A
penitência leva o pecador a tudo suportar de bom grado: no coração, a contrição;
na boca, a confissão; nas obras, toda a humildade e frutuosa satisfação» (42).
A CONTRIÇÃO
1451. Entre os actos do penitente, a contrição ocupa o primeiro lugar. Ela é «uma
dor da alma e uma detestação do pecado cometido, com o propósito de não mais
pecar no futuro» (43).
1452. Quando procedente do amor de Deus, amado sobre todas as coisas, a
contrição é dita «perfeita» (contrição de caridade). Uma tal contrição perdoa as
faltas veniais: obtém igualmente o perdão dos pecados mortais, se incluir o
propósito firme de recorrer, logo que possível, à confissão sacramental (44).
1453. A contrição dita «imperfeita» (ou «atrição») é, também ela, um dom de
Deus, um impulso do Espírito Santo. Nasce da consideração da fealdade do pecado
ou do temor da condenação eterna e das outras penas de que o pecador está
ameaçado (contrição por temor). Um tal abalo da consciência pode dar início a uma
evolução interior, que será levada a bom termo sob a acção da graça, pela
absolvição sacramental. No entanto, por si mesma, a contrição imperfeita não
obtém o perdão dos pecados graves, mas dispõe para obtê-lo no sacramento da
Penitência (45).
1454. É conveniente que a recepção deste sacramento seja preparada por
um exame de consciência, feito à luz da Palavra de Deus. Os textos mais adaptados
para este efeito devem procurar-se no Decálogo e na catequese moral dos
evangelhos e das cartas dos Apóstolos: sermão da montanha e ensinamentos
apostólicos (46).
A CONFISSÃO DOS PECADOS
1455. A confissão (a acusação) dos pecados, mesmo de um ponto de vista
simplesmente humano, liberta-nos e facilita a nossa reconciliação com os outros.
Pela confissão, o homem encara de frente os pecados de que se tornou culpado;
assume a sua responsabilidade e, desse modo, abre-se de novo a Deus e à
comunhão da Igreja, para tornar possível um futuro diferente.
1456. A confissão ao sacerdote constitui uma parte essencial do sacramento da
Penitência: «Os penitentes devem, na confissão, enumerar todos os pecados
mortais de que têm consciência, após se terem seriamente examinado, mesmo que
tais pecados sejam secretíssimos e tenham sido cometidos apenas contra os dois
últimos preceitos do Decálogo (47); porque, por vezes, estes pecados ferem mais
gravemente a alma e são mais perigosos que os cometidos à vista de todos» (48):
«Quando os fiéis se esforçam por confessar todos os pecados de que se lembram,
não se pode duvidar de que os apresentam todos ao perdão da misericórdia
divina. Os que procedem de modo diverso, e conscientemente ocultam alguns,
esses não apresentam à bondade divina nada que ela possa perdoar por
intermédio do sacerdote. Porque, "se o doente tem vergonha de descobrir a sua
ferida ao médico, a medicina não pode curar o que ignora"» (49).
1457. Segundo o mandamento da Igreja, «todo o fiel que tenha atingido a idade
da discrição, está obrigado a confessar fielmente os pecados graves, ao menos uma
vez ao ano» (50). Aquele que tem consciência de haver cometido um pecado
mortal, não deve receber a sagrada Comunhão, mesmo que tenha uma grande
contrição, sem ter previamente recebido a absolvição sacramental (51); a não ser
que tenha um motivo grave para comungar e não lhe seja possível encontrar-se
com um confessor (52). As crianças devem aceder ao sacramento da Penitência
antes de receberem pela primeira vez a Sagrada Comunhão (53).
1458. Sem ser estritamente necessária, a confissão das faltas quotidianas (pecados
veniais) é contudo vivamente recomendada pela Igreja. (54) Com efeito, a
confissão regular dos nossos pecados veniais ajuda-nos a formar a nossa
consciência, a lutar contra as más inclinações, a deixarmo-nos curar por Cristo, a
progredir na vida do Espírito. Recebendo com maior frequência, neste sacramento,
o dom da misericórdia do Pai, somos levados a ser misericordiosos como Ele (55):
«Aquele que confessa os seus pecados e os acusa, já está de acordo com Deus.
Deus acusa os teus pecados; se tu também os acusas, juntas-te a Deus. O homem e
o pecador são, por assim dizer, duas realidades distintas. Quando ouves falar do
homem, foi Deus que o criou: quando ouves falar do pecador, foi o próprio homem
quem o fez. Destrói o que fizeste, para que Deus salve o que fez. [...] Quando
começas a detestar o que fizeste, é então que começam as tuas boas obras, porque
acusas as tuas obras más. O princípio das obras boas é a confissão das más.
Praticaste a verdade e vens à luz» (56).
A SATISFAÇÃO
1459. Muitos pecados prejudicam o próximo. Há que fazer o possível por reparar
esse dano (por exemplo: restituir as coisas roubadas, restabelecer a boa reputação
daquele que foi caluniado, indemnizar por ferimentos). A simples justiça o exige.
Mas, além disso, o pecado fere e enfraquece o próprio pecador, assim como as suas
relações com Deus e com o próximo. A absolvição tira o pecado, mas não remedeia
todas as desordens causadas pelo pecado (57). Aliviado do pecado, o pecador deve
ainda recuperar a perfeita saúde espiritual. Ele deve, pois, fazer mais alguma coisa
para reparar os seus pecados: «satisfazer» de modo apropriado ou «expiar» os
seus pecados. A esta satisfação também se chama «penitência».
1460. A penitência que o confessor impõe deve ter em conta a situação pessoal do
penitente e procurar o seu bem espiritual. Deve corresponder, quanto possível, à
gravidade e natureza dos pecados cometidos. Pode consistir na oração, num
donativo, nas obras de misericórdia, no serviço do próximo, em privações
voluntárias, sacrifícios e, sobretudo, na aceitação paciente da cruz que temos de
levar. Tais penitências ajudam-nos a configurar-nos com Cristo, que, por Si só,
expiou os nossos pecados (58) uma vez por todas. Tais penitências fazem que nos
tornemos co-herdeiros de Cristo Ressuscitado, «uma vez que também sofremos
com Ele» (Rm 8, 17) (59):
«Mas esta satisfação, que realizamos pelos nossos pecados, não é possível senão
por Jesus Cristo: nós que, por nós próprios, nada podemos, com a ajuda "d'Aquele
que nos conforta, podemos tudo" (60). Assim, o homem não tem nada de que se
gloriar. Toda a nossa «glória» está em Cristo [...] em quem nós satisfazemos,
"produzindo dignos frutos de penitência" (61), os quais vão haurir n'Ele toda a sua
força, por Ele são oferecidos ao Pai, e graças a Ele são aceites pelo Pai» (62).
VIII. O ministro deste sacramento
1461. Uma vez que Cristo confiou aos Apóstolos o ministério da reconciliação (63)
os bispos, seus sucessores, e os presbíteros, colaboradores dos bispos, continuam a
exercer tal ministério. Com efeito, os bispos e os presbíteros é que têm, em
virtude do sacramento da Ordem, o poder de perdoar todos os pecados, «em nome
do Pai e do Filho e do Espírito Santo».
1462. O perdão dos pecados reconcilia com Deus mas também com a Igreja. O
bispo, chefe visível da Igreja particular, é justamente considerado, desde os
tempos antigos, como o principal detentor do poder e ministério da reconciliação:
é o moderador da disciplina penitencial (64). Os presbíteros, seus colaboradores,
exercem-no na medida em que receberam o respectivo encargo, quer do seu bispo
(ou dum superior religioso), quer do Papa, através do direito da Igreja (65).
1463. Certos pecados particularmente graves são punidos pela excomunhão, a
pena eclesiástica mais severa, que impede a recepção dos sacramentos e o
exercício de certos actos eclesiásticos (66) e cuja absolvição, por conseguinte, só
pode ser dada, segundo o direito da Igreja, pelo Papa, pelo bispo do lugar ou por
sacerdotes por eles autorizados (67). Em caso de perigo de morte, qualquer
sacerdote, mesmo que careça da faculdade de ouvir confissões, pode absolver de
qualquer pecado e de toda a excomunhão (68).
1464. Os sacerdotes devem exortar os fiéis a aproximarem-se do sacramento da
Penitência; e devem mostrar-se disponíveis para a celebração deste sacramento,
sempre que os cristãos o peçam de modo razoável (69).
1465. Ao celebrar o sacramento da Penitência, o sacerdote exerce o ministério do
bom Pastor que procura a ovelha perdida: do bom Samaritano que cura as feridas;
do Pai que espera pelo filho pródigo e o acolhe no seu regresso; do justo juiz que
não faz acepção de pessoas e cujo juízo é, ao mesmo tempo, justo e misericordioso.
Em resumo, o sacerdote é sinal e instrumento do amor misericordioso de Deus
para com o pecador.
1466. O confessor não é dono, mas servidor do perdão de Deus. O ministro deste
sacramento deve unir-se à intenção e à caridade de Cristo (70). Deve ter um
conhecimento comprovado do comportamento cristão, experiência das coisas
humanas, respeito e delicadeza para com aquele que caiu; deve amar a verdade,
ser fiel ao Magistério da Igreja, e conduzir o penitente com paciência para a cura e
a maturidade plena. Deve rezar e fazer penitência por ele, confiando-o à
misericórdia do Senhor.
1467. Dada a delicadeza e a grandeza deste ministério e o respeito devido às
pessoas, a igreja declara que todo o sacerdote que ouve confissões está obrigado a
guardar segredo absoluto sobre os pecados que os seus penitentes lhe
confessaram, sob penas severíssimas (71). Tão pouco pode servir-se dos
conhecimentos que a confissão lhe proporciona sobre a vida dos penitentes. Este
segredo, que não admite excepções, é chamado «sigilo sacramental», porque
aquilo que o penitente manifestou ao sacerdote fica «selado» pelo sacramento.
IX. Os efeitos deste sacramento
1468. «Toda a eficácia da Penitência consiste em nos restituir à graça de Deus e
em unir-nos a Ele numa amizade perfeita» (72). O fim e o efeito deste sacramento
são, pois, a reconciliação com Deus. Naqueles que recebem o sacramento da
Penitência com coração contrito e disposição religiosa, seguem-se-lhe «a paz e a
tranquilidade da consciência, acompanhadas duma grande consolação espiritual»
(73). Com efeito, o sacramento da reconciliação com Deus leva a uma verdadeira
«ressurreição espiritual», à restituição da dignidade e dos bens próprios da vida
dos filhos de Deus, o mais precioso dos quais é a amizade do mesmo Deus (74).
1469. Este sacramento reconcilia-nos com a Igreja. O pecado abala ou rompe a
comunhão fraterna. O sacramento da Penitência repara-a ou restaura-a. Nesse
sentido, não se limita apenas a curar aquele que é restabelecido na comunhão
eclesial, mas também exerce um efeito vivificante sobre a vida da Igreja que
sofreu com o pecado de um dos seus membros (75). Restabelecido ou confirmado na
comunhão dos santos, o pecador é fortalecido pela permuta de bens espirituais
entre todos os membros vivos do corpo de Cristo, quer vivam ainda em estado de
peregrinos, quer já tenham atingido a pátria celeste (76):
«É de lembrar que a reconciliação com Deus tem como consequência, por assim
dizer, outras reconciliações, que trarão remédio a outras rupturas produzidas pelo
pecado: o penitente perdoado reconcilia-se consigo mesmo no mais profundo do
seu ser, onde recupera a própria verdade interior: reconcilia-se com os irmãos, que
de algum modo ofendeu e magoou: reconcilia-se com a Igreja; reconcilia-se com
toda a criação» (77).
1470. Neste sacramento, o pecador, remetendo-se ao juízo misericordioso de Deus,
de certo modo antecipa o julgamento a que será submetido no fim desta vida
terrena. É aqui e agora, nesta vida, que nos é oferecida a opção entre a vida e a
morte. Só pelo caminho da conversão é que podemos entrar no Reino de onde o
pecado grave nos exclui? (78). Convertendo-se a Cristo pela penitência e pela fé, o
pecador passa da morte à vida «e não é sujeito a julgamento» (Jo 5, 24).
X. As indulgências
1471. A doutrina e a prática das indulgências na Igreja estão estreitamente
ligadas aos efeitos do sacramento da Penitência.
O QUE É A INDULGÊNCIA?
«A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados
cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em
certas e determinadas condições, pela acção da Igreja, a qual, enquanto
dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das
satisfações de Cristo e dos santos» (79). «A indulgência é parcial ou plenária,
consoante liberta parcialmente ou na totalidade da pena temporal devida ao
pecado» (80). «O fiel pode lucrar para si mesmo as indulgências [...], ou aplicá-las
aos defuntos» (81).
AS PENAS DO PECADO
1472. Para compreender esta doutrina e esta prática da Igreja, deve ter-se
presente que o pecadotem uma dupla consequência. O pecado grave priva-nos da
comunhão com Deus e, portanto, torna-nos incapazes da vida eterna, cuja privação
se chama «pena eterna» do pecado. Por outro lado, todo o pecado, mesmo venial,
traz consigo um apego desordenado às criaturas, o qual precisa de ser purificado,
quer nesta vida quer depois da morte, no estado que se chama Purgatório. Esta
purificação liberta do que se chama «pena temporal» do pecado. Estas duas penas
não devem ser consideradas como uma espécie de vingança, infligida por Deus, do
exterior, mas como algo decorrente da própria natureza do pecado. Uma
conversão procedente duma caridade fervorosa pode chegar à total purificação do
pecador, de modo que nenhuma pena subsista (82).
1473. O perdão do pecado e o restabelecimento da comunhão com Deus trazem
consigo a abolição das penas eternas do pecado. Mas subsistem as penas
temporais. O cristão deve esforçar-se por aceitar, como uma graça, estas penas
temporais do pecado, suportando pacientemente os sofrimentos e as provações de
toda a espécie e, chegada a hora, enfrentando serenamente a morte: deve aplicarse,
através de obras de misericórdia e de caridade, bem como pela oração e pelas
diferentes práticas da penitência, a despojar-se completamente do «homem
velho» e a revestir-se do «homem novo» (83).
NA COMUNHÃO DOS SANTOS
1474. O cristão que procura purificar-se do seu pecado e santificar-se com a ajuda
da graça de Deus, não se encontra só. «A vida de cada um dos filhos de Deus está
ligada de modo admirável, em Cristo e por Cristo, à vida de todos os outros irmãos
cristãos, na unidade sobrenatural do corpo Místico de Cristo, como que numa
pessoa mística» (84).
1475. Na comunhão dos santos, «existe, portanto, entre os fiéis – os que já estão
na pátria celeste, os que foram admitidos à expiação do Purgatório, e os que
vivem ainda peregrinos na terra – um constante laço de amor e uma abundante
permuta de todos os bens» (85). Nesta admirável permuta, a santidade de um
aproveita aos demais, muito para além do dano que o pecado de um tenha podido
causar aos outros. Assim, o recurso à comunhão dos santos permite ao pecador
contrito ser purificado mais depressa e mais eficazmente das penas do pecado.
1476. A estes bens espirituais da comunhão dos santos, também lhes chamamos
o tesouro da Igreja, «que não é um somatório de bens, como quando se trata das
riquezas materiais acumuladas no decurso dos séculos, mas sim o preço infinito e
inesgotável que têm junto de Deus as expiações e méritos de Cristo, nosso Senhor,
oferecidos para que a humanidade seja liberta do pecado e chegue à comunhão
com o Pai. É em Cristo, nosso Redentor, que se encontram em abundância as
satisfações e os méritos da sua redenção (86)».
1477. «Pertencem igualmente a este tesouro o preço verdadeiramente imenso,
incomensurável e sempre novo que têm junto de Deus as orações e boas obras da
bem-aventurada Virgem Maria e de todos os santos, que se santificaram pela
graça de Cristo, seguindo as suas pegadas, e que realizaram uma obra agradável
ao Pai; de modo que, trabalhando pela sua própria salvação, igualmente
cooperaram na salvação dos seus irmãos na unidade do corpo Místico» (87).
OBTER A INDULGÊNCIA DE DEUS MEDIANTE A IGREJA
1478. A indulgência obtém-se mediante a Igreja que, em virtude do poder de ligar
e desligar que lhe foi concedido por Jesus Cristo, intervém a favor dum cristão e
lhe abre o tesouro dos méritos de Cristo e dos santos, para obter do Pai das
misericórdias o perdão das penas temporais devidas pelos seus pecados. É assim
que a Igreja não quer somente vir em ajuda deste cristão, mas também incitá-lo a
obras de piedade, penitência e caridade» (88).
1479. Uma vez que os fiéis defuntos, em vias de purificação, também são membros
da mesma comunhão dos santos, nós podemos ajudá-los, entre outros modos,
obtendo para eles indulgências, de modo que sejam libertos das penas temporais
devidas pelos seus pecados.
XI. A celebração do sacramento da Penitência
1480. Tal como todos os sacramentos, a Penitência é uma acção litúrgica.
Ordinariamente, os elementos da sua celebração são os seguintes: saudação e
bênção do sacerdote, leitura da Palavra de Deus para iluminar a consciência e
suscitar a contrição e exortação ao arrependimento: a confissão que reconhece os
pecados e os manifesta ao sacerdote; a imposição e aceitação da penitência; a
absolvição do sacerdote; o louvor de acção de graças e a despedida com a bênção
do sacerdote.
1481. A liturgia bizantina tem várias fórmulas de absolvição, em forma
deprecativa, que exprimem admiravelmente o mistério do perdão: «Deus, que
pelo profeta Natan perdoou a David, quando ele confessou os seus próprios
pecados, a Pedro depois de ele ter chorado amargamente, à pecadora depois de
ela ter derramado lágrimas a seus pés, ao publicano e ao pródigo, este mesmo
Deus vos perdoe, por intermédio de mim pecador, nesta vida e na outra, e vos
faça comparecer, sem vos condenar no seu temível tribunal: Ele que é bendito
pelos séculos dos séculos. Ámen» (89).
1482. O sacramento da Penitência pode também ter lugar no âmbito
duma celebração comunitária, na qual se faz uma preparação conjunta para a
confissão e conjuntamente se dão graças pelo perdão recebido. Neste caso, a
confissão pessoal dos pecados e a absolvição individual são inseridas numa liturgia
da Palavra de Deus, com leituras e homilia, exame de consciência feito em comum,
pedido comunitário de perdão, oração do Pai Nosso e acção de graças em comum.
Esta celebração comunitária exprime mais claramente o carácter eclesial da
penitência. No entanto, seja qual for a forma da sua celebração, o sacramento da
Penitência é sempre, por sua própria natureza, uma acção litúrgica, portanto
eclesial e pública (90).
1483. Em casos de grave necessidade, pode-se recorrer à celebração comunitária
da reconciliação, com confissão geral e absolvição geral. Tal necessidade grave
pode ocorrer quando há perigo iminente de morte, sem que o sacerdote ou os
sacerdotes tenham tempo suficiente para ouvir a confissão de cada penitente. A
necessidade grave pode existir também quando, tendo em conta o número dos
penitentes, não há confessores bastantes para ouvir devidamente as confissões
individuais num tempo razoável, de modo que os penitentes, sem culpa sua, se
vejam privados, durante muito tempo, da graça sacramental ou da sagrada
Comunhão. Neste caso, para a validade da absolvição, os fiéis devem ter o
propósito de confessar individualmente os seus pecados graves em tempo
oportuno (91). Pertence ao bispo diocesano julgar se as condições requeridas para
a absolvição geral existem (92). Uma grande afluência de fiéis, por ocasião de
grandes festas ou de peregrinações, não constitui um desses casos de grave
necessidade (93).
1484. «A confissão individual e íntegra e a absolvição constituem o único modo
ordinário pelo qual o fiel, consciente de pecado grave, se reconcilia com Deus e
com a Igreja: somente a impossibilidade física ou moral o escusa desta forma de
confissão» (94). Há razões profundas para que assim seja. Cristo age em cada um
dos sacramentos. Ele dirige-Se pessoalmente a cada um dos pecadores: «Meu filho,
os teus pecados são-te perdoados» (Mc 2, 5); Ele é o médico que Se inclina sobre
cada um dos doentes com necessidade d'Ele (95) « para os curar: alivia-os e
reintegra-os na comunhão fraterna. A confissão pessoal é, pois, a forma mais
significativa da reconciliação com Deus e com a Igreja.
Resumindo:
1485. «Na tarde da Páscoa, o Senhor Jesus apareceu aos seus Apóstolos e disselhes:
"Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão
perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos"» (Jo 20, 22-23).
1486. 0 perdão dos pecados cometidos depois do Baptismo é concedido por meio
dum sacramento próprio, chamado sacramento da Conversão, da Confissão, da
Penitência ou da Reconciliação.
1487. Quem peca, ofende a honra de Deus e o seu amor, a sua própria dignidade
de homem chamado a ser filho de Deus, e o bem-estar espiritual da Igreja, da qual
cada fiel deve ser pedra viva.
1488. Aos olhos da fé, não existe mal mais grave do que o pecado; nada tem piores
consequências para os próprios pecadores, para a Igreja e para todo o mundo.
1489. Voltar à comunhão com Deus, depois de a ter perdido pelo pecado, é um
movimento nascido da graça do mesmo Deus misericordioso e cheio de interesse
pela salvação dos homens. Deve pedir-se esta graça preciosa, tanto para si mesmo
como para os outros.
1490. O movimento de regresso a Deus, pela conversão e arrependimento, implica
dor e aversão em relação aos pecados cometidos, e o propósito firme de não
tornar a pecar no futuro. Portanto, a conversão refere-se ao passado e ao futuro:
alimenta-se da esperança na misericórdia divina.
1491. O sacramento da Penitência é constituído pelo conjunto de três actos
realizados pelo penitente e pela absolvição do sacerdote. Os actos do penitente
são: o arrependimento, a confissão ou manifestação dos pecados ao sacerdote e o
propósito de cumprir a reparação e as obras de reparação.
1492. O arrependimento (também chamado contrição) deve inspirar-se em
motivações que brotam da fé. Se for motivado pelo amor de caridade para com
Deus, diz-se «perfeito»; se fundado em outros motivos, diz-se «imperfeito».
1493. Aquele que quer obter a reconciliação com Deus e com a Igreja, deve
confessar ao sacerdote todos os pecados graves que ainda não tiver confessado e
de que se lembre depois de ter examinado cuidadosamente a sua consciência. A
confissão das faltas veniais, sem ser em si necessária, é todavia vivamente
recomendada pela Igreja.
1494. O confessor propõe ao penitente o cumprimento de certos actos de
«satisfação» ou «penitência», com o fim de reparar o mal causado pelo pecado e
restabelecer os hábitos próprios dum discípulo de Cristo.
1495. Só os sacerdotes que receberam da autoridade da Igreja a faculdade de
absolver; podem perdoar os pecados em nome de Cristo.
1496. Os efeitos espirituais do sacramento da Penitência são:
– a reconciliação com Deus, pela qual o penitente recupera a graça;
– a reconciliação com a Igreja;
– a remissão da pena eterna, em que incorreu pelos pecados mortais;
– a remissão, ao menos em parte, das penas temporais, consequência do pecado;
– a paz e a serenidade da consciência e a consolação espiritual;
– o acréscimo das forças espirituais para o combate cristão.
1497. A confissão individual e integral dos pecados graves, seguida da absolvição,
continua a ser o único meio ordinário para a reconciliação com Deus e com a
Igreja.
1495. Por meio das indulgências, os fiéis podem obter para si próprios, e também
para as almas do Purgatório, a remissão das penas temporais, consequência do
pecado.
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